A prática de Reiki transforma-nos ou, supostamente, devia transformar-nos. Este pode ser um processo bastante longo e não nos impede de tomarmos más resoluções, termos posturas menos próprias ou emoções negativas. Ser reikiano é ser humano em todas as suas dimensões. Assim, é natural que surjam questões entre reikianos que possam ser perturbadoras, principalmente se as quiserem avaliar à luz dos cinco princípios.
Junta as mãos em Gassho e recita os cinco princípios. Transforma as questões em amor incondicional e sê tu mesmo a transformação.
fingers-friends-hug-smiles-Favim.com-119189

Desmistificar

Por vezes, o que mais causa atrito e dor entre os praticantes de Reiki é exatamente o serem praticantes e considerarem que como tal, apenas amor incondicional flui em todas as suas ações. Não é assim.
Somos humanos, essa sim tem que ser a nossa base. O Reiki traz-nos ferramentas incríveis para trabalhar e crescer interiormente mas, isso não acontece com uma sintonização mas sim com a prática e toma de consciência.
Acreditar que alguém é melhor por ser praticante de Reiki, que é elevado por ser Mestre, que é infalível por ser terapeuta, é errado. Esse tipo de consideração pode levar a pessoa a tomar considerações e decisões que podem comprometer até a sua continuidade na prática, no caso de se dececionar.
Se todos nos considerarmos ao mesmo plano, sem acima ou abaixo, sem mestre ou não mestre, então podemos lidar com as situações de uma forma mais construtiva. Outro aspeto também importante é não colocar atributos ao Reiki por ações de pessoas. Reiki é bem definido mas as ações dos seus praticantes é que poderão estar desenquadradas dos princípios.

Tomar a consciência nos cinco princípios

Se te sentes perturbado por circunstâncias, avalia-as e avalia-te à luz dos cinco princípios. Retira-te, pratica meditação Gassho, recita os cinco princípios e observa como isso te poderá ajudar a ter uma outra perspetiva sobre as situações.
Só por hoje – Consegues colocar-te no aqui e agora? Sem julgamento? Estás preso no passado ou a quereres mover-te para o futuro?
Sou calmo – Que memórias e emoções te evoca esta situação? O que te faz perder a calma? Sentes isso em que parte do corpo ou chakra? Avalia essa tua ausência de energia e trata com Reiki.
Confio – Confias em ti para resolver esta situação? Preferes que seja outra pessoa a resolvê-la ou que ela desapareça por si?
Sou grato – Agradece esta oportunidade. As más situações fazem crescer. Observa o que ainda te falta para estares em paz, agradece e cresce com a situação. Agradece à situação e a todos os interveniente, agradece ao Reiki por te ajudar neste caminho.
Trabalho honestamente – Estás a ser verdadeiro contigo e com todos os intervenientes nesta situação?
Sou bondoso – Consegues ser bondoso nesta situação? Já te trataste com Reiki? Já enviaste Reiki para a situação? Já tentaste resolver a situação com os intervenientes à luz do Reiki?

Elevar a consciência

“Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados.” ~ Albert Einstein
Se queres resolver uma situação, tens que mudar a tua consciência perante ti e perante a situação e seus intervenientes. Podes praticar os seguintes exercícios:
  • Enraizamento
  • Banho Seco
  • Chuva de Reiki
  • Meditação Gassho
  • Hesso Chiryo
  • Nentatsu
Estes exercícios podem ajudar-te mas, acima de tudo, tens que verdadeiramente mudar. Irás ter tempo e energia para fazer essa mudança mas, terás que a trazer ao plano consciente e ao aqui e agora. Muda, valerá a pena.

Resolver questões entre reikianos com cinco princípios

Reiki só flui com mente limpa e coração predisposto. Se é uma energia de amor incondicional, não conseguirá fluir se não tiveres o coração aberto para tal, por isso, tens que te ultrapassar a ti mesmo e refletir nos cinco princípios, aplicando-os na circunstância:
Só por hoje – Encontrem-se, deixem fluir Reiki e resolvam a situação frente a frente
Sou calmo – Tragam Reiki à situação, não deixem que ego, memórias, surjam acima da vossa consciência presente. Com coração aberto, amor incondicional, terão outras oportunidades de solucionar a situação
Confio – Acreditem na vossa capacidade de crescer e resolver a situação. Confiem no outro, no Reiki para a situação. Repartam responsabilidades, em concordância, para resolver a situação
Sou grato – Agradeçam de coração a situação que cada um está a provocar ao outro. Por vezes os praticantes gostam de executar a célebre fase hindu – Namaste. Se for esse o teu caso, sente-a na verdade – Saúde o deus que há no outro.
Trabalho honestamente – Sejam verdadeiros na situação mas não mandem pedras um ao outro, isso não resolve nada. Trabalhar no aqui e agora, de coração aberto, em verdade, é libertador. Experimentem.
Sou bondoso – Sem bondade, compaixão, de nada serve querer resolver uma situação com Reiki. Será apenas uma resolução de ego o que levará a que a situação se repita constantemente, com esta ou outras pessoas.
Faz Gassho. Experimenta meditar sobre a situação fazendo Reiji-ho.

Fonte: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2014/03/12/como-resolver-questoes-entre-reikianos/